fbpx

Prova de Cores

A prova de cores é uma etapa essencial do processo de impressão, constituindo um teste fundamental para prever as cores da impressão final. É ela que valida o arquivo a ser impresso, identificando possíveis erros de criação, além de servir como a referência fundamental para a gráfica responsável pela impressão. É um dos principais procedimentos para estruturar e documentar a comunicação e o intercâmbio de arquivos entre usuários de impressão e gráficas, garantindo um efetivo controle da qualidade dos produtos finais.

No mundo informatizado, as provas digitais são uma realidade que oferece inúmeros recursos, como a grande precisão de cores e a simulação de retículas e de substratos de impressão. Um sistema digital baseado em impressoras inkjet de mercado oferece custos por prova impressa muito inferiores aos das provas analógicas tradicionais. A implantação de um sistema de prova de cores muitas vezes é a porta de entrada para a automatização e adoção de padrões e normas internacionais de impressão, como a ISO 12647.

A Colorpixel implanta sistemas de prova de cores adequados à necessidade de cada cliente.

Muitas vezes, a adoção de um sistema de provas de cores provoca mudanças no processo de produção gráfica, uma vez que o sistema pode exigir alterações na forma em que os arquivos são produzidos. Em face das mudanças tecnológicas e de processo, muitas implantações de prova de cor também contemplam o treinamento da equipe. O trabalho também pode envolver a escolha de equipamentos de iluminação especializados e softwares de calibração de monitor.  Clientes mais exigentes podem necessitar ainda da precisão e da estabilidade de monitores especializados.

Também oferecemos serviços de impressão de prova de cores, para os clientes que preferirem terceirizar essa atividade. Seja qual for o seu caso, a Colorpixel conta com o expertise necessário para lhe atender.

Consulte o nosso artigo técnico sobre provas de cor, para conhecer melhor esse tema. Ou entre em contato para mais informações.