fbpx

Gerenciamento de Cores para Sublimação: Sublipaper Estamparia Têxtil

Gerenciamento de Cores para Sublimação: Sublipaper Estamparia Têxtil

  • Cliente: Sublipaper Estamparia Têxtil
  • Ano: 2019

A Colorpixel realizou um trabalho incrível de gerenciamento de cores para sublimação na Sublipaper. Usamos o método G7 de calibração de impressoras, criamos perfis de cores sob medida e estamos fazendo a manutenção mensal da qualidade de cores das impressoras digitais dessa grande empresa do segmento têxtil. Estamos muito orgulhosos de estarmos contribuíndo para elevar o patamar da qualidade de cores da Sublipaper.

Há 18 anos no mercado, a Sublipaper é uma estamparia que atende às maiores empresas da cadeia têxtil brasileira: malharias, tecelagens, confecções, exportadores e fornecedores de grandes magazines. Suas duas unidades fabris têm capacidade para produzir, de maneira limpa e sustentável, mais de 1 milhão de metros quadrados de tecido por mês.

O desafio da Sublipaper no começo de 2019 era aprimorar ainda mais o atendimento a seus clientes, que exigiam precisão e estabilidade de cores nas impressões de alta qualidade de suas estampas. Para os serviços digitais, a Sublipaper contava com dois equipamentos de impressão industrial da linha EFI Reggiani PRO 180. As máquinas imprimiam tecido na largura de 180 centímetros e produziam até 570 metros quadrados por hora, mas, por serem de modelos distintos e terem sido adquiridas com intervalo de anos entre uma e outra, havia uma perceptível diferença nas cores obtidas por cada uma delas. Além disso, a cor preta precisava de ajustes mais adequados à delicadeza própria da impressão em tecido, pois estava presente até mesmo nos tons claros, o que dava um aspecto granulado e indesejado à estampa.

Um dos equipamentos de impressão têxtil EFI Reggiani PRO 180

Para garantir maior estabilidade de cores, nós da Colorpixel implantamos o método G7 de calibração nos dois equipamentos de impressão. Aproveitando a substituição das tintas das máquinas, realizamos o processo de calibração desde o zero, usando o método G7 para determinar até mesmo os limites de tinta. Os resultados falam por si só. A figura abaixo mostra os padrões de impressão do G7 antes e depois de várias iterações de aplicação do método.

Targets de cores do método G7 antes da calibração (direita) e após a calibração (esquerda)

Mesmo antes da aplicação de perfis de cores individualizados para cada equipamento, o método G7, associado a um ajuste criterioso dos limites de tinta, tornou o comportamento das impressoras muito similar. A diferença média de cores entre as duas máquinas foi de dois Delta-E e a diferença máxima foi inferior a quatro Delta-E, segundo a fórmula CIEDE2000, o que pode ser considerado um resultado excelente. O histograma das diferenças de cores entre as duas máquinas da figura abaixo comprova a eficácia do método G7.

Histograma da diferença de cores entre as duas máquinas

Após a calibração, criamos um perfil de cores individual para cada uma das máquinas. Para isso, usamos a metodologia da Colorpixel, que analisa a qualidade das medidas e revela possíveis erros de medição na amostra de cores utilizada como base para a elaboração do perfil. Após a aplicação do perfil a cada equipamento, a aparência das cores na impressão final dos dois equipamentos passou a ser praticamente idêntica.

Impressão dos targets para criação do perfil de cores personalizado

O uso de um equipamento de medição de cores específico para materiais com textura, como os tecidos produzidos pela Sublipaper, foi fundamental para o sucesso da operação. Esse modelo de  espectrofotômetro efetua as leituras de cor em uma área maior da mídia impressa, o que elimina as variações de cor causadas pela textura do material. A Colorpixel é uma das poucas empresas no Brasil que dispõem desse equipamento específico para o gerenciamento de cores na impressão de grandes formatos e área têxtil.

Instrumentos de medição de cores da Colorpixel

Para proteger o investimento inicial na calibração e criação de perfis de cores para suas impressoras digitais, a Sublipaper contratou o serviço de recalibração mensal da Colorpixel. Recebendo duas impressões A4 todo mês, conseguimos atualizar remotamente a calibração e o perfil de cores de cada equipamento. Com uma pequena mensalidade, hoje a Sublipaper pode garantir a seus clientes estampas com cores estáveis e consistentes.