fbpx

Cerimônia de Abertura da Rio 2016

Cerimônia de Abertura da Rio 2016

  • Cliente: Olimpíadas Rio 2016
  • Ano: 2016

O principal evento esportivo do mundo chegou ao Rio de Janeiro em agosto de 2016 e, além de apresentar os maiores atletas do planeta em diversas categorias, exigiu apuro e requinte na montagem do palco para as estrelas da festa! Na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, a preocupação com a qualidade do espetáculo incluiu o cuidado com a fidelidade das cores do cenário e com detalhes que podem ter passado despercebidos para muitos, mas eram cruciais para garantir a grandiosidade que o momento pedia.

Esse trabalho minucioso de gerenciamento das cores foi realizado pela Colorpixel, que reproduziu nuances exatas nas centenas de impressões utilizadas no cenário da cerimônia de abertura. O pano de fundo assumia configurações diferentes no decorrer da apresentação, com destaque para o trecho concebido a partir da tela Sinfonia nordestina, da artista plástica carioca Beatriz Milhazes.

O grande desafio no controle de qualidade das impressões utilizadas, que chegavam a milhares de metros quadrados, foi manter a exatidão das cores. O gerenciamento de cores não havia sido previsto no orçamento original e a Colorpixel conquistou seu espaço demonstrando a qualidade superior que se conseguia com a tecnologia desenvolvida pela empresa.

Tudo começou com a simples impressão de uma reprodução em formato A3 de Sinfonia nordestina. A própria Beatriz Milhazes aprovou as cores obtidas pela Colorpixel, o que encheu de orgulho seu diretor, Lorenzo Ridolfi. Depois dessa demonstração, ficou a cargo da Colorpixel editar as  imagens de grandes dimensões e garantir o controle das cores de todas as impressões utilizadas nos cenários, de maneira que fossem compatíveis com a transmissão pela TV, a iluminação e a ambientação colossal do Maracanã.

A superação desse desafio é motivo de orgulho e satisfação para a Colorpixel, que fez a diferença num espetáculo de visibilidade mundial.

Na execução do controle de cores para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, a Colorpixel trabalhou em parceria com o Radiográfico, responsável pela concepção gráfica dos cenários, com a gráfica Mundo Alfa, que fez a impressão de todas as peças, e a CC2016, que ficou à frente de toda a produção do evento.

Em relação à CC2016, agradecemos especialmente o apoio do Mauro Amorim, pela confiança depositada e o enorme esforço em viabilizar a nossa participação neste evento fantástico e à Stella Tennenbaum, que deu origem a todo o trabalho.

Galeria de Fotos

Nossa participação nas Olimpíadas Rio 2016 foi muito especial e ficamos honrados em colaborar com esta festa maravilhosa, criando uma experiência única através das cores.

Lorenzo Rodolfi