fbpx
Como Instalar um Perfil de Cores

Como Instalar um Perfil de Cores

Para que um perfil de cor esteja disponível para aplicações que usem gerenciamento de cores, por exemplo as ferramentas da Adobe, é necessário que esse perfil esteja instalado no computador. Esta instalação nada mais é do que copiar o arquivo do perfil de cor para uma pasta específica em cada sistema operacional, Windows ou Mac OS.

Instalação em Windows

A instalação do perfil para os usuários de Windows é trivial. Basta clicar com o botão da direita do mouse e escolher a opção “Instalar Perfil” (“Install Profile”, caso o seu computador esteja configurado para inglês) com o cursor sobre o arquivo do perfil a ser instalado.

Essa operação copia o perfil de cores para a pasta “C:\Windows\System32\spool\drivers\color”, caso o disco de instalação do Windows seja o “C:”, o que é o mais comum.

Instalação em Mac OS

Para quem usa Mac, a instalação é um pouco mais complicada, pois o perfil tem que ser copiado para uma pasta que normalmente está oculta. Para obter acesso a essa pasta, vá para o Finder e entre na opção “Ir” (“Go” em Inglês) e selecione a opção “Ir para Pasta” (ou “Go to Folder”).

Selecione a opção Ir para Pasta no menu Editar

Em seguida, digite “~/Biblioteca/Colorsync/Profile” (ou “~/Library/Colorsync/Profile”). Uma nova janela abrirá com essa pasta. Basta copiar o perfil desejado para essa pasta recém-aberta.

Também é possível instalar o perfil na pasta “/Biblioteca/ColorSync/Profiles” (ou “/Library/ColorSync/Profiles”), note que esse endereço não possui o “~” na frente como o anterior. Para copiar o perfil para essa pasta é necessário possuir senha de administrador da máquina. A vantagem de instalar nessa pasta é que o perfil fica disponível para todos os usuários do Mac.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *