Colorpixel - Gerenciamento de Cores

Perfis para Conversão de Prophoto para sRGB e Adobe RGB

Para os fotógrafos que adotam o formato RAW, o uso do Prophoto RGB como o espaço de cores resultante do processamento das imagens RAW é a opção tecnicamente mais adequada. O Prophoto, por ser um espaço com uma grande gama de cores, é capaz de representar fielmente todas as cores captadas pelas câmeras atuais, em particular as mais saturadas. Inclusive, para quem usa as ferramentas da Adobe de processamento RAW, Camera RAW e Lightroom, o Prophoto é a única opção de espaço com grande gama de cores disponível.

Para conhecer melhor o Prophoto e demais espaços de cores, recomendamos a leitura de nosso artigo técnico sobre o assunto.

A enorme gama de cores do Prophoto, embora excelente para representar cores muito saturadas, apresenta alguns problemas. Uma das principais limitações é que esse espaço contém cores que não podem ser processadas pelo fluxo normal de perfis de cor ICC tradicionais. Somente um perfil de cor ICC mais especializado, do tipo devicelink, é capaz de lidar com todas as cores contidas no Prophoto.

Pensando nisso, a Colorpixel desenvolveu perfis de cor devicelink que fazem a conversão de cores entre o Prophoto RGB e dois espaços de cores populares: sRGB e Adobe RGB. O perfil que converte de ProPhoto para sRGB pode ser muito útil para a publicação de imagens na web e envio de imagens para clientes que não possuem formação em gerenciamento de cores. Já o perfil que converte para Adobe RGB pode ser empregado em arquivos que serão impressos em gráficas. Estamos disponibilizando a versão 1.0, bem como faremos com as próximas versões, desses perfis gratuitamente a todos interessados. Gostaríamos muito do feedback de vocês sobre esse perfil, que pode ser feito a partir da página de contato deste site.

Esses perfis foram os primeiros produtos que desenvolvemos usando tecnologia própria da Colorpixel, por meio de um novo espaço de cores perceptual e um algoritmo de mapeamento de cores exclusivos. Futuramente planejamos desenvolver outros produtos, seja para processamento de imagens ou de video.

Muitos devem estar se perguntando: qual a diferença entre o uso desse perfil e a conversão tradicional do Photoshop por meio da função "Convert to Profile" escolhendo sRGB ou Adobe RGB como espaço de cores destino? A conversão padrão não consegue lidar com as cores saturadas do Prophoto adequadamente, simplesmente efetua o "clipping" de todas as cores mais vibrantes do Prophoto na cor mais saturada equivalente do sRGB ou do Adobe RGB, conforme o perfil empregado. Ou seja, as cores saturadas são "chapadas" e as transições e nuances das cores mais vívidas são perdidas. Isso não acontece no perfil desenvolvido pela Colorpixel, que perserva todas as transições de cores. Como o espaço de cores do sRGB é menor do que do Prophoto, naturalmente a imagem gerada em sRGB ou em Adobe RGB irá possuir cores menos saturadas do que a imagem original em Prophoto.

As figuras abaixo exemplificam a diferença do uso da conversão tradicional do Photoshop e a conversão feita por meio do perfil desenvolvido pela Colorpixel.

Imagem convertida de Prophoto para sRGB pelo Photoshop
Imagem convertida de Prophoto para sRGB pelo Photoshop

Embora algumas pessoas possam prefirir a imagem mais saturada obtida pela conversão do Photoshop, acreditamos que a imagem obtida pelo perfil desenvolvido pela Colorpixel reflita melhor as cores reais dos vegetais fotografados.

Imagem convertida de Prophoto para sRGB pelo perfil da Colorpixel
Imagem convertida de Prophoto para sRGB pelo perfil da Colorpixel

Download

Para baixar o perfil de conversão de Prophoto para sRGB basta clicar aqui.

Para baixar o perfil de conversão de Prophoto para Adobe RGB basta clicar aqui.

Instalação

Para instalar os perfis, basta seguir as orientações do nosso artigo sobre instalação de perfis de cor.

Aplicação

Para usar esses perfis no Photoshop são necessárias duas ações distintas. Em primeiro lugar, vá para o menu "Editar" ("Edit") e entre na opção "Conveter para perfil" ("Convert to Profile"), clique na opção "Avançado" ("Advanced"), depois selecione "Vínculo de Dispositivo" ("Device Link") e selecione o perfil "Prophoto to sRGB Conversion High Compression" ou "Prophoto to Adobe RGB Conversion High Compression" e pressione o botão "OK".

Diálogo de Conversão de Cores no Photoshop
Diálogo de Conversão de Cores no Photoshop

Em seguida, selecione a opção "Atribuir Perfil" ("Assign Profile") e selecione "sRGB IEC61966-2.1" ou "Adobe RGB (1998)" e pressione o botão "OK".

Diálogo de Atribuição de Perfil no Photoshop
Diálogo de Atribuição de Perfil no Photoshop

O segundo passo, a atribuição do perfil à imagem, é necessário pois a conversão das cores de uma imagem feita por um perfil devicelink não pode atribuir esse perfil à imagem, pois esse tipo de perfil não pode ser anexado a uma imagem, apenas perfis ICC comuns.