Colorpixel - Gerenciamento de Cores

Solução de Adequação à Norma ISO 12647

Desde 1986 há esforços internacionais de padronização de processos gráficos, com destaque para a família de normas ISO 12647, que regulamentam diversas tecnologias gráficas, tais como impressão offset, jornal, gravura, flexo e provas digitais. No caso da impressão offset, a norma ISO 12647-2 define o padrão da aparência das cores desse processo de impressão industrial.

Equipamento de impressão offset
Equipamento de impressão offset de alta tiragem

A partir da definição precisa das cores imposta pelas normas da família ISO 12647, as gráficas têm acesso a parâmetros sólidos para implantar mecanismos de controle de qualidade, e os seus clientes tem o benefício de obter impressos mais consistentes e com cores previsíveis. Ao adotar a norma na geração de seus arquivos e na sua prova de cor, os clientes de impressão têm a segurança que esse conteúdo é adequado ao processo gráfico estabelecido por ela e que qualquer gráfica que esteja aderente ao padrão não terá dificuldades em imprimir o seu material. Para as gráficas, a vantagem é a mais consistência, repetibilidade e qualidade na impressão e maior facilidade no processamento de arquivos gerados de acordo com a norma, resultando em produtividade e agilidade de atendimento.

Conheça os benefícios da adequação à norma ISO 12647

A crescente adoção à norma ISO 12647 é um fato e adequar-se a ela é preparar-se para as exigências de um mercado cada vez mais competitivo. Os benefícios são evidentes:

  • Com processos mais consistentes, o cliente tem a confiança de resultados de impressões finais mais fieis às provas de cores.
  • Com a adoção dos processos automatizados, as gráficas ganham em eficiência e produtividade, reduzindo substancialmente o tempo de ajustes na máquina de impressão.
  • Gráficas que já adotaram a norma e investiram em controle automatizado de processos, relatam resultados tão concretos como o aumento de taxas de produtividade de 69% para até 93% em seus equipamentos de impressão.

Desafios do processo

Um dos principais desafios da implantação da norma ISO 12647 está no fato de ela definir os valores colorimétricos que uma impressão deve obedecer no sistema de cores CIE LAB. No entanto, esta é a métrica usada apenas por quem trabalha nas etapas de pré-impressão. Mas o controle da impressão é feito por uma outra equipe, que historicamente controla as cores por meio de medidas de densidade.

A melhor opção é permitir que o controle do processo seja feito usando as medidas de densidade, mas seguindo as recomendações da norma, descritas no sistema colorimétrico.

O uso da densidade no controle de impressão segundo as especificações da norma só é possível se houver uma correlação precisa das densidades específicas de um equipamento de impressão, papel e tinta com os valores colorimétricos descritos na norma em questão. Esta correlação pode ser obtida por meio do software basICColor PSOready, que consideram as características particulares de cada equipamento, inclusive a configuração de papel e tinta para determinar as densidades e curvas do CtP necessárias para a adequação a norma ISO 12647.