Colorpixel - Gerenciamento de Cores

Como Instalar um Perfil de Cores

Para que um perfil de cor esteja disponível para aplicações que usem gerenciamento de cores, por exemplo as ferramentas da Adobe, é necessário que esse perfil esteja instalado no computador. Esta instalação nada mais é do que copiar o arquivo do perfil de cor para uma pasta específica em cada sistema operacional, Windows ou Mac OS.

Instalação em Windows

A instalação do perfil para os usuários de Windows é trivial. Basta clicar com o botão da direita do mouse e escolher a opção "Instalar Perfil" ("Install Profile", caso o seu computador esteja configurado para inglês) com o cursor sobre o arquivo do perfil a ser instalado.

Instalando perfil em um computador Windows
Instalando perfil em um computador Windows

Essa operação copia o perfil de cores para a pasta "C:\Windows\System32\spool\drivers\color", caso o disco de instalação do Windows seja o "C:", o que é o mais comum.

Instalação em Mac OS

Para quem usa Mac, a instalação é um pouco mais complicada, pois o perfil tem que ser copiado para uma pasta que normalmente está oculta. Para obter acesso a essa pasta, vá para o Finder e entre na opção "Ir" ("Go" em Inglês) e selecione a opção "Ir para Pasta" (ou "Go to Folder").

Selecione a opção Ir para Pasta no menu Editar
Selecione a opção Ir para Pasta no menu Editar

Em seguida, digite "~/Biblioteca/Colorsync/Profile" (ou "~/Library/Colorsync/Profile"). Uma nova janela abrirá com essa pasta. Basta copiar o perfil desejado para essa pasta recém-aberta.

Digite o nome da pasta
Digite o nome da pasta

Também é possível instalar o perfil na pasta "/Biblioteca/ColorSync/Profiles" (ou "/Library/ColorSync/Profiles"), note que esse endereço não possui o "~" na frente como o anterior. Para copiar o perfil para essa pasta é necessário possuir senha de administrador da máquina. A vantagem de instalar nessa pasta é que o perfil fica disponível para todos os usuários do Mac.